quarta-feira, 24 de novembro de 2010

si ka badu ka ta biradu


às vezes conhecemos pessoas que não sabemos porquê nem como sentimos sintonia e queremos saber mais daquela vida porque sentimos uma enorme empatia.... somos cativados.... penso que é um bocado como principezinho e a rapousa em que cada vez que falavam cativavam-se, como amigos, e quando se separaram .... bem para quem nunca leu deixo um pedaço do texto que se encontra disponivel na internet:

"No dia seguinte o principezinho voltou.

- Teria sido melhor voltares à mesma hora, disse a raposa. Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde às três eu começarei a ser feliz. Quanto mais a hora for chegando, mais eu me sentirei feliz. Às quatro horas, então, estaria inquieta e agitada: descobrirei o preço da felicidade! Mas se tu vens a qualquer momento, nunca saberei a hora de preparar o coração... É preciso ritos.

- Que é um rito? perguntou o principezinho.

- É uma coisa muito esquecida também, disse a raposa. É o que faz com que um dia seja diferente dos outros dias; uma hora, das outras horas. Os meus caçadores, por exemplo, possuem um rito. Dançam na quinta-feira com as moças da aldeia. A quinta-feira então é o dia maravilhoso! Vou passear até a vinha. Se os caçadores dançassem qualquer dia, os dias seriam todos iguais, e eu não teria férias!

Assim o principezinho cativou a raposa. Mas, quando chegou a hora da partida, a raposa disse:

- Ah! Eu vou chorar.

- A culpa é tua, disse o principezinho, eu não te queria fazer mal; mas tu quiseste que eu te cativasse...

- Quis, disse a raposa.

- Mas tu vais chorar! disse o principezinho.

- Vou, disse a raposa.- Então, não sais lucrando nada.

- Eu lucro, disse a raposa, por causa da cor do trigo."

de Saint Exupery

O cabelo do principezinho é da mesma cor do trigo e sempre que ela olhasse para o trigo iria lembrar-se do principezinho e de todas as boas memorias dos sitios que associava a ele e das conversas que tiveram. Penso que temos muito a aprender com este texto porque tal como com as pessoas que conhecemos, aprendemos sobre os outros mas sobretudo sobre nos... ajuda-nos a encontrar novos caminhos... tudo na vida é incerto e quem cativa e deixa-se ser cativado... penso que é como se fosse uma dança a par, ha cumplicidade, ha alegria, ha partilha e depois a musica termina e é como se tudo o vento levasse, vai cada um para seu lado, mas aquele momento ficará para sempre nas suas vidas e memorias.... e esperamos sempre voltar a estar com aquela pessoa ou naquele local mas se não voltarmos, bem então ai é como no filme Casablanca "teremos sempre Paris"

Dedicado: a todos os que conheci e com quem aprendi muito em Bali, espero brevemente voltar, mas se não voltar, neste caso "teremos sempre Bali"

"si ka badu ka ta biradu" é crioulo de Cabo Verde e significa que "é preciso ir para poder voltar"

Sem comentários:

Enviar um comentário