quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Comi e Orei


Vou cometer uma loucura mas não posso deixar de partilhar contigo (M.) um texto que vem num livro que li numa viagem a um sitio bem longe daqui, Bali. É um livro memorável porque acredito que muitos de nós já passamos por momentos na vida iguais ou sentimos o mesmo que a escritora descreve no livro Comer, Orar e Amar. É um livro que nos leva a querer mais. Aqui vai:

"- (...) não consigo deixar de estar obcecada pelo David. Pensei que estava tudo esquecido, mas afinal está tudo a voltar outra vez.
Ele diz-me:
- Dá mais 6meses, vais ver que te sentes melhor
- Já dei 12 meses, Richard
- Então dá mais 6. Deixa correr mais 6meses até desaparecer. Coisas como essa levam tempo.
(...) diz o Richard - escuta-me. Um dia vais olhar para este momento da tua vida e vais vê-lo como um doce momento doloroso. Vais ver que estavas de luto e que tinhas o coração despedaçado, mas que a tua vida estava a mudar e que estavas no melhor lugar do mundo para isso, num belo local de culto, rodeado de graça. Aproveita cada minuto deste tempo. Deixa que as coisas se resolvam por si aqui na Índia.
- Mas eu amava-o mesmo
- Grande coisa. Então apaixonaste-te por alguém. Não vês o que aconteceu? Este tipo tocou um lugar mais fundo no teu coração do que pensavas ser possível. Foste atingida por um raio, miúda. Mas esse amor que sentiste é apenas o início. Só tiveste um gostinho do que é um amor mortal limitado e inconsequente. Espera até veres como podes amar de forma mais profunda do que isso. Que diabo Mercearias! Tens a capacidade de vir um dia a amar o mundo inteiro. É o teu destino. Não te rias.
- Não me estou a rir - Na verdade, estava a chorar - (....) acreditava mesmo que o David era a minha alma gémea.
- Provavelmente era. O teu problema é que não compreendes o que significam essas palavras. As pessoas pensam que uma alma gémea é o par perfeito e é isso que toda a gente quer. Mas uma verdadeira alma gémea é um espelho, uma pessoa que te mostra tudo aquilo que te retém, a pessoa que faz com que te centres em ti mesma para que possas mudar a tua vida. Uma verdadeira alma gémea é provavelmente a pessoa mais importante que alguma vez conhecerás porque deita abaixo as tuas defsas e desperta a tua consciência. Mas viver com uma alma gémea para sempre? Não. É demasiado doloroso. As almas gémeas entram na nossa vida para nos revelarem uma outra camada de nós mesmos e depois vão-se embora. E graças a Deus que assim é. O teu problema é que não consegues esquecer esta. Acabou Mercearias. O objectivo do David era dar-te um abanão (...) abrir-te o coração para que pudesse entrar uma nova luz, deixar-te tão desesperada e descontrolada que tinhas de transformar a tua vida, (...) e pôr-se a andar. Era esta a sua missão e saiu-se lindamente, mas agora acabou. (...) se limpares todo o espaço da tua mente que estás a usar neste momento com essa obsessão, ficarás com um espaço vazio, um ponto aberto - uma passagem com um espaço vazio, um ponto aberto - uma passagem. E Adivinha só o que o universo irá fazer com essa passagem. Vai entrar por aí dentro, Deus irá entrar por ai dentro, e encher-te com mais amor do que alguma vez sonhaste. Portanto, pára de usar o David para tapar essa passagem"
Dedicado: a M e para todas nós, apenas para mostrar que as escolhas fazem-se mas se calhar tambem porque encontramos almas gémeas, que nos transformaram para estarmos abertas para o que ainda está para vir ... e estou certa que o futuro irá ser muito positivo, porque mereces, energia positiva para o que vem

Sem comentários:

Enviar um comentário